quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Uma sociedade de consumo: O jovem


Ultimamente, tem sido grande o número de tragédias nas famílias brasileiras provocadas pelo uso excessivo de drogas, álcool... Basta que olhemos as notícias para nos depararmos com esses dados alarmantes e, quando isso acontece, fazemos sempre a mesma pergunta: de quem é a culpa? Do estado, que não atende às demandas sociais do país, com o desempenho necessário, ou da escola, que não orienta os jovens devidamente quanto à cidadania? Seia a família, por sua distância e negação de seu papel frente à educação dos filhos? Ou, seria de grande mídia, que pelo marketing faz a cabeça da galera.
Enfim, as possibilidades apontadas são reais e acredito que o problema não se concentra só em uma delas. O que não podemos deixar de lado é que a ética para o corpo na nossa sociedade atual requer a busca de uma ascensão social por meio do consumo material, o seu potencial de uso.
Logo, o jovem vive "bombardeado" pela busca do "ter" cada vez mais, e quando essa busca não é satisfeita, recorre a outros métodos para minimizar a dor de se viver na realidade nem sempre favorável. Estamos no meio de uma guerra ideológica e real, onde "a ocasião faz o consumo" e a busca exagerada pelo "ter" faz a tragédia bater à porta de muitos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário