quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Palestra um tanto “inteligente”

Hoje, fui a uma palestra com *Carlos Alberto Sardenberg que discutiu a importância no ganho de eficiência e redução nos custos operacionais.
*Carlos Alberto Sardenberg é jornalista, comentarista econômico da TV Globo e âncora da rádio CBN.
Palestra promovida pela empresa GSX, criadora de softwares B2B. Detalhe, palestra gratuita para empresas selecionadas. “Um tanto estranho”, uma palestra nesse porte ser gratuita, mais enfim, com certeza me escrevi e compareci.
Uma palestra de nível AAA, logo na recepção fomos atendidos com toda a formalidade em um ambiente muito agradável e “chic”. Recepção de 1° padrão, atendimento e café da manhã extremamente sofisticado, com vários tipos de opções e gostos. Não esquecendo o Lobby do recinto, que era realmente de 1° padrão, ganhamos até Kit’s com porta cd e caneta,que estavam em mesas muito bem posicionadas, e com papeis e lápis para anotação da palestras já posicionados, e com copos e garrafas de água prontos para nos servir. Tudo muito bem elaborado, e eu ainda “estranhando”, o fator “Gratuito”.
Muito interessante a palestra, onde discutimos assuntos como a importância da economia do Brasil, a crise econômica e a que levou a tal, porque o Brasil não entrou em colapso junto com países desenvolvidos, sobre o BRIC, e a economia baseada em tecnologia. Toda uma palestra super interessante sobre tal assunto, depois começou a falar sobre o assunto tema da palestra, que também foi super interessante, onde ele discutia sobre o sucesso das empresas serem baseados hoje em dia em produtividade e coisas do tipo.
Interessante como ele falava sobre os processos B2B, a importância deles e a eficiência da tecnologia na rotina de uma empresa, em como a tecnologia é eficiente na velocidade de informação e na facilidade de utilização desses processos. Tudo muito interessante e cada vez mais convincente de suas necessidades no mundo corporativo.
Foi daí que percebi o que ele estava fazendo, uma técnica de vendas extremamente eficiente, implantar na cabeça do consumidor, que aquele software da GXS era extremamente importante para a nossa empresa. Como dizia o Dr. Lair Ribeiro, em uma palestra sobre o poder da comunicação nas vendas, que assisti, dizia que primeiro deve-se convencer mentalmente convencer o cliente da compra, preparar o campo, e vender a idéia. Agora entendo porque o profissional de marketing se torna ao iniciar uma universidade um formador de opinião.
Daí recapitulando o que aprendi na palestra do Dr. Lair Ribeiro, ele já havia dado um bom aperto de mão nos compradores, ou seja, com uma recepção calorosa, quem não se encanta com o potencial da empresa. Depois a preparação para a venda mental e o feito da venda mental. Por último só estava faltando a venda.
Mais não parou por ai, foi então que ele se despediu, e tirou algumas dúvidas dos ouvintes, excelente palestra na minha opinião.
Houve a entrada de um novo palestrante apresentando a empresa GXS, um palestrante bem arrumado que representava a empresa em diversos lugares do mundo, portanto não era português seu idioma, era inglês, assisti a palestra com a opção do “headphone tradutor”, pois quis treinar meu inglês, entendi toda a palestra com dificuldades de tradução de algumas palavras, porém que não fizeram tanta diferença no entendimento. Ele apresentou muito bem a empresa e suas posição no mercado.
Foi quando entrou por ultimo o palestrante que representava o produto em destaque, o tal software de otimização dos processos, software na minha opinião, muito prático, funcional, e de utilidade. Não sei se fui psicologicamente corrompido, mais muito interessante. Falou das vantagens, opções, qualidade, eficiência e eficácia. E encerrou sua apresentação.
Foi daí que se encerrou a palestra muito construtiva na minha opinião, pois pude ver uma estratégia de vendas muito potente, no fim eles até deram uma caneta pra lá de “chic” para os ouvintes. Como diz David Portes, encantar o cliente com um brinde é sucesso na hora de convencê-lo da compra, por mais que não conquiste a compra, conquista a fidelidade do cliente para um futuro orçamento.
Adquiri muito conhecimento da experiência por mim vivida hoje, onde pude observar uma técnica pra lá de funcional. Conclui que impressionar realmente dá certo, pois muito ouvintes se interessaram pelo produto “nada barato”. Esses tipos de palestras são muito bons para profissionais de marketing, e esse tipo de experiência é muito construtivo para a mente desse profissional, e para futuras estratégias de venda.

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